PSD reúne em Mondim de Basto para discutir o Programa Nacional de Investimentos 2030

1 de Abril, 2019 Por admin_sim

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real, Luís Leite Ramos e Luís Pedro Pimentel, acompanhados pelo presidente do PSD Mondim de Basto, Bruno Ferreira, reuniram no passado dia 1 de abril com o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, e com o presidente do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, Lúcio Machado,
para auscultar os dois representantes sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), entregue pelo Governo no Parlamento no início de 2019.

O PNI 2030 tem como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional e está a ser muito criticado pelos autarcas do interior devido às opções de investimento.

Este programa, para Luís Leite Ramos, “esquece o Interior e parece um programa metropolitano de infraestruturas, uma vez que o grosso dos investimentos serão aplicados nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa”.

Para Bruno Ferreira, “O PNI 2030 exclui o Distrito de Vila Real do investimento estruturante a médio e a longo prazo, nas áreas da mobilidade, transportes, ambiente e energia. É nossa obrigação lutar pela coesão territorial e pela defesa das populações dos concelhos do interior.”

Nas reuniões realizadas em Mondim de Basto ficou patente a importância de incluir no PNI 2030 a melhoria e concretização das ligações rodoviárias do concelho à A7 e A4.

Os deputados do PSD estão a reunir com todas as Comunidades Intermunicipais e Associações Empresariais do Distrito de Vila Real para recolherem contributos para a construção de uma proposta para o PNI 2030.