PSD reivindica ligação de Mondim de Basto à A7 via Freguesia de Atei

5 de Junho, 2019 Por admin_sim

A ligação do concelho de Mondim de Basto à A7 via Freguesia de Atei consta das reivindicações do PSD Distrital de Vila Real para integrar o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030. Uma reivindicação defendida pelo PSD Mondim de Basto.

Nos últimos meses, os três deputados do PSD eleitos por Vila Real e elementos da Comissão Política Distrital reuniram com as comunidades intermunicipais do Douro e Alto Tâmega, a Câmara Municipal de Mondim de Basto e Associações Empresariais do distrito, recolhendo contributos para a elaboração de um documento que aponta projetos indispensáveis, urgentes e prioritários para a região.

Assim, em nome da coesão e competitividade territorial, o PSD reivindica a eletrificação da Linha do Douro entre a Régua e Barca d’Alva e a reabertura da ligação ferroviária transfronteiriça da Linha do Douro, ainda a construção do Itinerário Complementar 26 (IC26), a requalificação do nó de acesso da Autoestrada 24 (A24) às Pedras Salgadas, a ligação dos concelhos de Montalegre, Boticas e Valpaços à A24, bem como a ligação de Mondim de Basto à A7 via Freguesia de Atei.

Para o presidente do PSD Mondim de Basto, Bruno Ferreira, a ligação à A7 via Freguesia de Atei, em complementaridade com a nova ligação à variante do Tâmega, além de permitir o desenvolvimento do concelho de forma mais integrada, promoverá uma maior coesão territorial e criará novas oportunidades empresariais.

Na lista de projetos para a região estão ainda a consolidação da Via Navegável do Douro, a criação da rede secundária nacional de aeródromos, nomeadamente a requalificação e ampliação do aeródromo de Vila Real, bem como a integração de novas centrais hídricas e eólicas e o reforço da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade no Alto Tâmega.

O documento produzido vai ser remetido à direção do grupo parlamentar do PSD para que as propostas sejam tidas em conta pelo grupo de trabalho que vai analisar, discutir e votar a versão final do PNI 2030.