PSD Mondim de Basto defende a criação de um Fundo de Emergência Municipal de Apoio à Economia Local

23 de Novembro, 2020 Por admin_sim

O PSD Mondim de Basto enviou uma proposta ao executivo municipal para a criação de um Fundo de Emergência Municipal de Apoio à Economia Local.

Segundo os social democratas “a situação de crise de saúde pública hoje vivenciada, precipitada pela proliferação descontrolada do vírus COVID-19, acrescentou uma situação de grave crise social e económica. A já débil economia local, está agora em plenos “cuidados intensivos” e a necessitar urgentemente de tratamento sob pena de definhar.”

As limitações impostas à convivência social e cultural determinaram o cancelamento de vários eventos municipais, organizados diretamente pela autarquia ou por outros parceiros municipais, constituindo uma poupança de dezenas de milhares de euros nas despesas do município já cabimentadas para o presente ano.

Segundo o PSD local que “a poupança obtida com o cancelamento dos eventos poderá ser canalizada para um Fundo de Emergência Municipal para apoiar financeiramente as empresas e os consumidores que constituem a Economia Local, sem o agravamento do orçamento do município, constituindo uma forma de apoio proporcional à quebra de investimento cultural e desportivo que sucedeu pela não realização dos eventos.” Dando como exemplo a “poupança superior a 120 mil euros só com a não realização das Festas do Concelho e Feira da Terra”.

Bruno Ferreira, presidente do PSD Mondim de Basto, afirma que “o PSD já tinha apresentado ao executivo municipal, no passado mês de maio, um conjunto de 13 propostas para o poio à Economia e Comércio Local. Infelizmente não foram consideradas. Hoje estamos a viver uma situação ainda mais difícil, que não pode ser ignorada. Uma vez mais, e de forma construtiva, demos o nosso contributo para que sejam implementadas medidas que possam efetivamente ajudar os mondinenses.”

“A par da necessidade de implementação de medidas de prevenção e defesa da saúde pública e de apoio social, urge criar uma linha de apoio à economia local, que permita a implementação de medidas que privilegiem as empresas e consumidores, e desta forma toda a sociedade, a fim de colmatar a redução acentuada da atividade económica.”

O PSD Mondim de Basto além da apresentação da proposta, manifestou ao executivo municipal total disponibilidade para o necessário apoio politico para a aprovação e implementação do Fundo de Emergência Municipal de Apoio à Economia Local.

Para o PSD Mondim de Basto “a comunicação e informação, de forma transparente, são importantes, mas este é, acima de tudo, tempo de agir.”