Mondinenses e empresas não devem ser discriminados no desconto de água

28 de Fevereiro, 2021 Por admin_sim

Na última Assembleia Municipal, realizada a 26 de fevereiro de 2021, manifestámos o nosso desagrado pela discriminação dos Mondinenses e empresas do concelho no desconto ou isenção dos serviços de abastecimento de água em função da freguesia onde residem ou estão instalados. A medida abrange apenas as freguesias onde o município fornece o serviço.

Se a medida é justificada com “vista à mitigação dos efeitos da pandemia da doença COVID-19”, esta não deve excluir ninguém. Nesta medida social o município trata os mondinenses como clientes, quando os deveria tratar como munícipes.

Independentemente do fornecedor do serviço de abastecimento de água, e sendo este um serviço essencial e um direito humano fundamental para o pleno gozo da vida humana, o município deveria tratar todos por igual, comparticipando ou sensibilizando os restantes fornecedores para o efeito.

Tal como já manifestámos em 2020, continuamos a defender a medida excecional de isenção dos serviços para os clientes domésticos e não doméstico por um período mais alargado do que foi apresentado. Uma medida que tem sido adotada por vários municípios.