Pandemia, consequências na medicina geral

7 de Março, 2021 Por admin_sim

A pandemia causou um grande impacto tanto a nível físico quanto mental. Fisicamente é extenuante a utilização de todos os EPI necessários para garantir a nossa segurança assim como a do paciente. Mentalmente é esgotante a pressão que existe vinculada à imprevisibilidade dos nossos dias.

A procura por estarmos sempre atualizados dentro das normas emanadas pelas entidades responsáveis, de procurarmos constantemente os melhores equipamentos para fazermos do local de trabalho um sítio seguro para nós e para quem nos procura, resulta em tempo extra que dedicamos à vida profissional em detrimento do descanso e do lazer. Isto reflete-se em níveis de stress elevados colocando em causa o nosso bem-estar.

Apesar destes fatores, temos que nos manter focados em continuar a prestar os melhores cuidados médicos junto dos pacientes.

A principal recomendação que posso sugerir é que não deixem de procurar os cuidados médicos necessários por terem receio ou desconfiança. Desde que sejam cumpridas todas as regras impostas, não devemos descurar a nossa saúde. Confiem no vosso médico e procurem sempre preservar a vossa saúde.

Relativamente ao futuro, é imprevisível o que nos espera mas apenas cumprindo todas as regras impostas é que podemos esperar voltar à normalidade. Avizinham-se tempos difíceis, mas como diz o provérbio, depois da tempestade vem sempre a bonança.

Rui Monterroso

*As opiniões expressas nos artigos são da completa e exclusiva responsabilidade dos seus autores.