Mondim e os seus recursos naturais

4 de Julho, 2021 Por admin_sim

Mondim de Basto, tem cerca de 172 Km2. Aqui encontramos montanhas imponentes, florestas húmidas, árvores centenárias, lagoas e piscinas naturais, cascatas e riachos, quilómetros de levadas e veredas para caminhar, miradouros com vistas magníficas, boa comida, bom vinho e pessoas genuínas e simpáticas.

Mondim é assim, rico em natureza, em diversidade, com um património cultural e histórico esplendoroso. Mas, caros Mondinenses, se Mondim é o nosso tesouro, um berço de ouro, porque não valorizamos, desenvolvemos e construímos um futuro melhor para o nosso concelho?! Possuir diversos recursos naturais valiosos não seria uma mais-valia para o desenvolvimento social e económico do concelho?

Falar do futuro de Mondim é falar de ordenamento, recuperação e valorização, é aproveitar as suas qualidades, os seus recursos endógenos e valorizar o património natural e cultural, é proteger e ordenar a paisagem, é preservar o seu carácter e identidade.

Desde os seus recursos naturais, como o quadro geológico, o relevo, hidrografia e planos de água, o solo e a biodiversidade, ao tipo de povoamento e arquitetura rural, Mondim de Basto caracteriza-se pela multifuncionalidade da atual e potencial paisagem, o que contribuirá para um desenvolvimento capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e de todos aqueles que visitem o nosso território.

Por isso, caros Mondinenses, pensar Mondim de Basto é pensar de uma outra forma, mais integrada e holística, mais participativa e que faça inclusão de elementos intangíveis do território que habitamos.

Ser Mondinense é saber ser Natureza!

Elisa Portilho
*As opiniões expressas nos artigos são da completa e exclusiva responsabilidade dos seus autores.