Urbanismo / Decisões políticas

7 de Julho, 2021 Por admin_sim

O Urbanismo nunca poderá ser só o estudar, regular e controlar o planeamento de uma localidade. O Urbanismo tem de ser, também, uma ciência humana de caráter multidisciplinar. E é aqui que tocamos no ponto essencial!

O Urbanismo adaptado ao nosso concelho terá de ser o suficientemente ágil para garantir a eficácia do investimento privado, evitando que o mesmo se desloque para os concelhos vizinhos (infelizmente é o que se tem verificado nos últimos anos).

Aproveitando essa alavanca da iniciativa privada e com a ajuda da autarquia, só assim será possível garantir a fixação das pessoas no nosso concelho, garantindo-lhes condições e estabilidade de vida, tão fundamentais e necessárias para o progresso da nossa terra.

O mesmo se passa em relação ao investimento empresarial e industrial e à sua instalação e desejável fixação no nosso concelho. Não chega esperar que os industriais caiam do Céu. É necessário, antes de tudo, criar as condições físicas para que as empresas e os investidores queiram e se possam instalar, o que fará com que hajam mais oportunidades para a fixação das pessoas.

Não fiquemos à espera que Mondim fique um deserto de pessoas (e ideias), onde esse Urbanismo não fará falta. É que sem pessoas o Urbanismo não faz sequer qualquer sentido. Nem que isso tenha de ser um Urbanismo “made in Mondim”.

Carlos Amorim
*As opiniões expressas nos artigos são da completa e exclusiva responsabilidade dos seus autores.